Se o livro de Josué é o livro de conquistas e vitórias, o livro de Juizes é o contraste; é um relatório das derrotas e do abandono daquilo que chamamos de prioridades. Após a morte de Josué Israel prometera servir ao Senhor, mas isso não aconteceu. Esqueceu da libertação do Egito, da providencia no deserto e de todo cuidado de Deus. Fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, servindo a deuses estranhos.


Israel mergulhou num caos de desordem moral e espiritual.
A parábola de Jotao, Jz 9.7-15 quando as árvores foram eleger para si um rei e disseram a oliveira: vem e reina sobre nós. A oliveira disse que não poderia deixar seu óleo, que Deus e os homens apreciavam. As árvores convidaram à figueira, porém a figueira lhes respondeu: Deixaria minha doçura, o meu bom fruto que agrada a Deus e os homens para labutar com as árvores?
Então, fizeram o mesmo convite a videira, esta também não aceitou, não deixaria seu vinho para labutar com as árvores. E todas as árvores disseram ao espinheiro: vem e reina sobre nós.


Cada uma das três árvores apresentou suas desculpas, sobrando para o espinheiro, este, por sua vez aceita e ainda promete sombra. Seria uma incongruência, pois espinheiro era uma arvore rasteira e não possuía sombra o que tinha era muitos espinhos.
Mas as árvores que tinham capacidades se achavam muito ocupadas e não quiseram labutar. Não se disponibilizaram, não quiseram ter trabalho.
Tiraremos grandes lições para nosso contexto como cristãs. Deus nos tem chamado para uma grande obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios